Dia 4 – Autoconfiança

E18334782_0yw3pscolhi para hoje o excelente exemplo de determinação e de  missão da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, à qual foi atribuído o prémio Nobel da Paz, aos 17 anos, a 10 de outubro de 2014, sendo por isso a pessoa mais jovem a ganhar esta consagração. Para tal proeza deve-se o seu empenho na defesa dos direitos humanos das mulheres e do seu acesso à educação na região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola.

Aos 11-12 anos de idade, no início de 2009, a determinada Malala escreveu para a BBC um blog com um pseudónimo, onde dava conta do quotidiano durante a ocupação talibã. No verão seguinte o New York Times publicou um documentário sobre Malala, enquanto o exército paquistanês intervinha na região. Em pouco tempo Malala transformou-se numa celebridade, dando entrevistas na imprensa e na televisão, tendo chegado a ser nomeada para o Prémio Internacional da Criança, pelo ativista sul-africano Desmond Tutu.

Com a defesa dos seus ideais e a sua iminente exposição pública vieram os perigos e foi na tarde de 9 de outubro de 2012, que Malala se confrontou com o inevitável, quando entrou num autocarro escolar na província de Khyber Pakhtunkhwa, tendo sido baleada com três tiros. Uma das balas atingiu-lhe o lado esquerdo da testa e percorrido o interior da pele, ao longo da face até ombro, deixando Malala gravemente ferida, com um prognóstico muito reservado. Quando a sua condição clínica melhorou foi transferida de imediato para um hospital em Birmingham naInglaterra, onde veio a recuperar e fixou residência.

Com este pavoroso atentado Malala Yousafzai transformara-se na “mais famosa adolescente em todo o mundo”, na expressão de um milagre tornado realidade, inspirando com a sua determinação, governantes de todo o mundo.

Em 29 de abril de 2013, Malala foi capa da revista Time e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 12 de julho do mesmo ano, Malala discursou na sede da Organização das Nações Unidas, pedindo acesso universal à educação. Malala foi ainda homenageada com o prémio Sakharov de 2013. Em fevereiro de 2014, foi nomeada para o World Children’s Prize naSuécia.[8] Em 10 de outubro, foi anunciada a atribuição do Nobel da Paz a Malala pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação.

malala-yousafzai-1-w724 frases premio nobel da paz 2014 professor livro caneta paz historia def

Grata Malala por haver meninas como tu, que acreditam em impossíveis, e na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, independentemente da religião e da cultura. És um exemplo de coragem, de empenho, de dedicação e de muita autoconfiança, continuando a defender ativamente o acesso do ensino às mulheres de todo o mundo.

Data de Nascimento – 12 de julho de 1997

Fonte: Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s