O universo um dia devolve!

Acredito que nada é por acaso nesta vida, e não foi por coincidência que hoje encontrei este vídeo, precisamente no dia em que  comecei a ressentir -me do ritmo dos últimos tempos, concentrada em várias atividades voluntárias diferentes, em simultâneo, num vaivém que tem ocupado todas as minhas horas extras. Nunca tal tinha acontecido assim, tudo de uma vez… Senti-me cansada pela manhã, pela azáfama de andar sempre a correr, de chegar a casa e ter ainda de preparar aulas e apresentações, cursos e workshops…senti saudades de ter tempo para mim…

Cheguei a pensar que o universo estava a ser muito exigente comigo, mas na verdade cada um desses desafios, está a permitir-me a possibilidade de crescimento pessoal, trazendo-me uma compensação que não tem preço… São os efeitos mágicos do voluntariado, em que basta uma palavra carinhosa ou de apreço, um sorriso rasgado, uma emoção comovente, um olhar de interesse, uma questão pertinente, para nos devolver de novo a satisfação e o empenho em querer prosseguir, minorando o cansaço e o possível desânimo.

Cada um desses gestos devolvidos é o que necessito para acreditar que as sementes que lançamos à terra, um dia podem germinar e dar frutos. Se o universo conspira para nos colocar em determinados trilhos certamente terá as suas razões. A mensagem que me chegou depois de ver este filme foi de um enorme alento, provando que a contribuição anónima, mesmo sem ser reconhecida e sem compensações financeiras, pode trazer emoções gratificantes e um sentimento de missão cumprida.

Sinto que é preciso confiar e dar desinteressadamente, sem esperar nada em troca, o universo devolverá, seja de que maneira for.

Deixe um comentário

