Amor ou Apego?

Faz parte da nossa herança genética a necessidade de nos vincularmos a um ser cuidador primário, geralmente a mãe, com quem estabelecemos desde tenra idade um comportamento de dependência e afeto, que nos permite garantir a sobrevivência e o desenvolvimento social e emocional.

O que é considerado um comportamento inato e normal na espécie humana,  comum também em alguns primatas e noutros animais, numa determinada fase de vida, transforma-se num problema quando transposto para a área dos relacionamentos e dos afetos, onde mantemos o mesmo comportamento infantil e dependente, requerendo a atenção e o foco permanente do outro.

O apego facilmente vira padrão emocional, levando a que vulgarmente confundamos o amor com o apego, achando que amor é cobrança, é exigência, é atenção. Focamo-nos mais no nosso objeto de amor do que em nós próprios, vivemos ao sabor do que o outro quer, vivemos montanhas russas emocionais, sentimos dores no estômago dilacerantes, culpamo-los por não nos amarem. Mas será que a questão está no outro, ou em nós mesmos?

liberdade-heder

Viver amor sem apego, é uma mestria que não é alcançável para a grande maioria, pois não nos ensinaram a amar assim… Mas amar o outro, que é diferente de mim, tem de ser deixá-lo ser livre em vez de se querer moldar o companheiro ou companheira de acordo com os nossos padrões, afinal nós também não somos donos da verdade. Não podemos projetar nos outros,  as nossas expetativas, pois acabamos por nos enganar apenas a nós próprios. Cada um é como é, único e especial, não tem de ser feito de acordo com os nossos modelos, isso não existe.

Nesse aspeto, só o amor deixa o outro “ser”, crescer, libertar-se, não se apega com o medo de perder. O amor acrescenta, valoriza, o apego aprisiona, controla, paralisa.

O segredo do amor pleno é um mistério da vida, que muito poucos afinal conhecem.

Deixo-vos com este pequeno filme onde Jetsunma Tenzin Palmo nos fala do amor autêntico e genuíno, descubram as diferenças entre isso e o apego.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s