Dá!

«Não pode haver maior dom do que o de dar o próprio tempo e energia para ajudar os outros, sem esperar algo em troca.» Nelson Mandela

z14336491Q,Pomagac-mozna-tez-dzieki-Facebookowi_edited-1

Comemora-se hoje, 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado, um dia dedicado a todos os que se movem pela missão de ajuda ao próximo. Só quem é ou foi voluntário, alguma vez na vida saberá o que representa dar desinteressadamente o seu tempo, a sua dedicação e entrega, sem esperar algum tipo de pagamento em troca, até porque muitos desses trabalhos nunca poderiam ser compensados financeiramente. Aqui o truque é mesmo o dar, dar, dar, mas não penses que não recebes, porque se recebe muito, alimentando a alma com os sorrisos que captas no rosto do outro, com um simples abraço, ou um “obrigado”, com a noção de que o teu empenho está a contribuir para uma causa, e tens a consciência do dever cumprido, pois sentes-te implicado na construção dos sonhos dos outros, e no fundo do teu próprio. Por vezes, como é o meu caso, que sou também professora voluntária numa universidade da terceira idade, para me sentir compensada, basta-me entender o feedback que os meus alunos me transmitem, seja com um olhar atento ou um abanar de cabeça, seja com a satisfação que lhes vejo estampada ao saírem da sala. Pequenos sinais que me indicam que está a fazer sentido as palavras e ensinamentos que lhes trago, as horas que levo a preparar as aulas, o momento em que lhes transmito o que aprendi. Basta tão pouco para fazermos os outros felizes, e às vezes esse tão pouco pode ser tanto para os que recebem o nosso auxílio, sejam eles crianças, adultos, idosos ou mesmo animais…

Se pudéssemos dar todos um pouquinho mais do nosso tempo, ainda que por pouco fosse, do nosso talento ou saber, da nossa vontade, da força da nossa alma, não poderíamos contribuir todos para um mundo melhor? Unidos poderíamos fazer a diferença.

Garanto-vos que depois de experimentarem o voluntariado não o vão querer deixar mais, ainda que possam variar as experiências, como é o meu caso. Há lá sonho melhor do que este?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s