António Quadros e Costa: causas diferentes, problemas iguais

Trago-vos hoje o exemplo do jovem entusiasta António Quadro e Costa,  de 22 anos, natural de Beja, que padece desde os 15 de uma doença degenerativa, Atrofia Muscular Espinhal, tipo 3. António discursou no passado mês de novembro nos famosos encontros da Tedx Talks, em Aveiro, onde apresentou um magnífico testemunho, que nos faz emocionar pela simplicidade e eloquência das suas palavras, ao desmistificar o estigma da doença, minimizando-a nos efeitos diretos que esta pode ter na sua felicidade, admitindo com humor, que apesar das suas limitações, a vida da sua «querida doença» lhe tem passado ao lado.

Confessa porém, que a parte difícil da doença, não é a sua condição em si, mas o que ela acarreta, impedindo-o de viver certos sonhos e paixões, como o de andar a cavalo. Neste sentido, não é fácil lidar com a frustração de não poder continuar realizar certos sonhos, considerando que por vezes o melhor  que as pessoas podem fazer para superar as dificuldades é terem a capacidade de se reinventar. Mas, como ele próprio admite, tal faceta nem sempre é fácil, pois também ele se sente ainda preso ao passado, embora  tenha continuado a andar a cavalo e  tenha ingressado num curso superior de Agronomia, que já concluiu, encontrando-se atualmente a frequentar o Mestrado em Engenharia Agronómica.

Refletindo sobre o que considera ser o “sal” da sua vida, António diz-nos que é o Amor, a família e os amigos, algo que nunca lhe faltou e que acredita ser o tempero fundamental para continuar a viver.

Este exemplo permite-nos ver que às vezes não são as limitações físicas que nos derrubam, salientando-se a força da nossa mente, do nosso otimismo e o modo como encaramos as coisas. Tal como afirmava o  Buda,  não há dúvidas que «nós somos o que pensamos. Tudo que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos nós fazemos o mundo.»

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s