Dica 6 – Ser grato (a)!

gratidão1

Uma das dicas de inspiração que aqui te deixo hoje é que passes mais tempo da tua vida a agradecer do que a reclamar. Sei que começa a parecer um lugar comum essa história de se ser grato por tudo e por nada, traduzido com um mero hashtag (# gratidão)nas redes sociais, assemelhando-se quase a uma lengalenga um tanto gasta, mas a verdade é que se colocares em prática este princípio de agradecer, vais ver que vais focar-te mais no que tens de bom na tua vida, em vez do que  tens de mau. É aquela velha história de ver o copo meio vazio ou meio cheio, é tudo uma questão de perspetiva.

Dizem os estudos científicos relacionados com a psicologia positiva, que agradecer faz bem à saúde, promove e encoraja os nossos comportamentos, incentiva e dá ânimo à pessoa.

Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade de indiana, nos Estados Unidos, estudos comprovaram que o facto de se ser grato pelas pequenas coisas quotidianas pode trazer enormes mudanças, inclusive a nível cerebral.

Para comprovar os efeitos da gratidão, estes pesquisadores realizaram uma experiência com 43 voluntários que estavam a fazer terapia para a depressão e ansiedade. Cerca de metade dos voluntários participaram numa sessão semanal, onde escreveram cartas em que revelaram gratidão, enquanto o restante grupo ficou de fora. Cerca de três meses depois do início desta experiência o grupo que escreveu as cartas de gratidão revelou maior atividade cerebral nas áreas relacionadas com este sentimento, comprovando que esta funciona como um músculo que se exercita, pelo que quanto mais se pratica, mais se sente a longo prazo, os seus efeitos benéficos, fazendo toda a diferença nas nossas vidas.

DSCF0901.JPG

Inspirada por estas notícias, decidi começar não só a falar de gratidão, como a aplicar este princípio no meu dia a dia. Nesse sentido, iniciei o ano de 2016 a fazer um pote da gratidão, que alimento diariamente à noite antes de dormir. E é tão simples fazer um, basta-te comprar um pote de vidro, ou mesmo aproveitares um velho frasco que tenhas em casa e pretendas reciclar, enfeitá-lo como melhor te parecer e enchê-lo com folhas coloridas, post –it, onde assinalas as bênçãos do teu dia.

Quando o pote estiver completamente cheio é hora de esvaziar, ler e voltar a enchê-lo. Desse modo verificarás que a tua vida afinal está repleta de excelentes momentos, significantes para ti, que valem a pena valorizar. Quantas vezes nos esquecemos de pensar no que de bom temos e nos queixamos do que nos falta? Aqui a ideia é inverter essa crença, fazendo-nos agradecer tudo o que temos e conquistamos diariamente. Não te esqueças que segundo a lei da atração, quanto mais agradecermos o que temos, mais coisas boas entrarão nas nossas vidas.

Fácil, não é? Então,  disposto (a) a começar o ano com gratidão?

tumblr_nmz74a5CMs1uqok4do1_500

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s