«Como fazer amigos e influenciar pessoas» por Dale Carnegie -II

dale-carnegie-como-fazer-amigos-e-influenciar-pessoasA terceira parte da obra é dedicada à influência que podemos exercer sobre os outros, levando-os a concordar com a nossa maneira de pensar sem que para isso seja preciso exercer confronto direto. Trata-se antes de perceber como podemos de forma astuta «levar a água ao nosso moinho», sem grande alarido ou confusão. É um capítulo com grande aplicação nos meios profissionais, evidenciando algumas técnicas excelentes na área das vendas, embora também se possam retirar ilações para a nossa vida pessoal.

Neste sentido, Dale Carnegie define 12 regras para influenciar as pessoas. A primeira regra consiste em que não se deve vencer o outro pela discussão, despoletando a ira e a falta de foco perante os assuntos a tratar, sugerindo que se evitem as discussões, se treine o ego para não ter de mostrar que se tem sempre razão. Outro conselho que o autor sugere é que se respeite a opinião alheia, mesmo que não concordemos com ela, devendo ter-se uma atitude de diplomacia e não de escárnio e mal dizer.

Quando erramos é importante que saibamos reconhecer os nossos erros publicamente, pois isso evidencia que somos humanos e também podemos falhar, sendo preferível que o façamos nós para não ficarmos mal vistos por terceiros.

Outra dica interessante que Dale Carnegie apela de «o segredo de Sócrates» é que façamos a outra pessoa dizer-nos sempre sim, enquanto nos dirigimos a ela, ainda que tenhamos posições absolutamente divergentes sobre o assunto, levando a que o nosso discurso calmo e sustentado permita fazer prevalecer a nossa opinião. Esta técnica é muito usada nas vendas e no marketing.

Outra regra, já referida noutra parte da obra, consiste em que a pessoa que queremos convencer fale durante a maior parte da conversa, sentindo-se assim respeitado e valorizado.

Pedir sugestões ao outro em vez de impor a nossa opinião pode ser algo também extremamente importante, pois «ninguém gosta que lhe imponham determinada coisa. Preferimos sentir que compramos segundo a nossa vontade ou procedendo de acordo com as nossas ideias». Se nos colocarmos no lugar dos outros e questionarmos o seu ponto de vista também poderá ajudar-nos a expressar o que de facto pretendemos alcançar, agindo com compreensão, simpatia e tato.

Fundamental nesta lista de regras é também apelar para os motivos mais nobres dos visados, sem julgamentos, levando-os a resgatar o melhor que há neles, «creio que o mesmo o indivíduo propenso a discutir, reagirá de maneira favorável, se o considerarmos honesto, correto e inteligente».

Finalmente, as últimas regras consistem em demonstrar as minhas ideias com recursos simples e práticos e por fim lançar desafios que incentivem o desejo de sobressair. Este é um recurso muito utilizado no meio empresarial para estimular a produtividade, incentivando a melhorar os resultados.

Resumo das doze maneiras de conquistar as pessoas para o seu modo de pensar

«Regra nº1 – O melhor meio de evitar uma discussão é evitá-la.

Regra nº 2 – Respeite a opinião alheia.

Regra nº3 – Se errar, reconheça o seu erro imediatamente, e com ênfase.

Regra nº 4 – Comece de um modo amigável.

Regra nº 5 – Consiga que outra pessoa diga «sim».

Regra nº6 – Deixe a outra pessoa falar durante a maior parte da conversa.

Regra nº7 – Deixe que os outros pensem que a ideia lhes pertence.

Regra nº 8 – Procure honestamente ver as coisas do ponto de vista alheio.

Regra nº9 – Mostre simpatia pelas ideias e desejos alheios.

Regra nº10 – Apele para os mais nobres motivos.

Regra nº 11 – Demonstre praticamente as suas ideias.

Regra nº 12 – Lance um desafio.

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