«Como fazer amigos e influenciar pessoas» por Dale Carnegie

image

Esta notável obra foi escrita pelo norte-americano Dale Carnegie, em 1936, e é um dos livros mais vendidos de sempre sobre a arte de fazer amigos, influenciar pessoas, constituindo uma importante referência tanto para o universo profissional na área do marketing e das vendas, como para a vida pessoal, oferecendo variadas dicas para aplicar na vida e na profissão, baseadas no compromisso do respeito, da assertividade e da verdade em relação ao nosso semelhante.

Um dos grandes conselhos do autor, logo nas primeiras páginas da obra é que o leitor «em vez de condenar as pessoas, procure compreendê-las, procure saber o motivo por que actuam de uma determinada maneira. Este processo é muito mais eficiente e instrutivo do que a crítica e dá ensejo a simpatia, tolerância e bondade».

A obra está dividida em seis partes, elencando regras de bem viver, ilustradas com variados exemplos e histórias verídicas que verificam e atestam as sugestões do autor, revelando-se verdadeiramente eficazes.

Numa das partes do livro o autor analisa a forma como podemos potenciar o modo de agradar os outros, reconhecendo a importância de nos interessarmos verdadeiramente pelas outras pessoas, que saibamos o seu nome, a sua data de aniversário, e outros pormenores que personalizem o contacto com ela e a tornem especial. A segunda forma de cativar e causar boa impressão é o modo como nos dirigimos ao outro, se possível com um sorriso rasgado e verdadeiro e um trato afável e genuíno. O autor apela constantemente que estes pequenos truques só resultarão se forem sinceros, caso contrário todo o esforço será visível e terá efeitos contrários, pois ninguém gosta de ser tratado com cinismo. Outro conselho precioso é trocar a crítica, o julgamento e a condenação pelo elogio, o que pode ter um efeito tremendo em quem o recebe, vendo reconhecido o seu mérito.

A postura é também fundamental no modo como transmitimos aos outros confiança e assertividade, pelo que Dale Carnegie recomenda ao leitor que «sempre que sair encolha o queixo, levante a cabeça e encha os pulmões o mais possível; cumprimente os amigos com um sorriso e ponha a alma em cada aperto de mão. Não receie ser mal compreendido e não gaste um minuto a pensar nos inimigos. Procure fixar no pensamento o que mais lhe agrada e, depois sem mudar de directriz encaminhe-se para o objectivo visado.»

Outra das dicas propostas é que saibamos ter uma boa conversa, mesmo com quem não conheçamos bem. Segundo o autor não é preciso saber dominar bem os temas apenas dar atenção ao interlocutor e deixá-lo falar. O segredo de uma boa conversa é ser-se um ouvinte atento, podendo desta forma aprender imensas informações úteis, quem sabe para encetar futuras conversas e ter presente os temas que interessam à pessoa com quem se dialoga. Este pequeno truque tem ainda a vantagem de fazer o outro sentir-se importante ao ser ouvido com interesse.

Neste sentido, em vários pontos desta obra Dale Carnegie apela-nos para a necessidade de tornar o outro importante: «Quase todos os homens com quem se encontra se julgam superiores a si e o caminho seguro para lhes tocar o coração é dar-lhes a compreender que lhes reconhece importância no seu pequeno mundo».

Em resumo, as seis maneiras de conseguir agradar os outros são:

«Regranº1 – Interessar-se verdadeiramente pelas pessoas

Regra nº2 – Sorrir

Regra nº 3 – Lembrar-se de que o nome de um homem é, para ele, o som mais doce e mais importante que existe no seu idioma.

Regra nº4 – Ser um bom ouvinte e incitar os outros a falarem de si próprios.

Regra nº5 – Falar sobre assuntos que possam interessar a outra pessoa.

Regra 6 – Fazer com que a outra pessoa se julgue importante – mas faça-o com sinceridade».

Os próximos posts do blogue serão dedicados a outros aspetos sugeridos pelo autor nesta obra, sobre como podemos influenciar os outros positivamente, evitando os conflitos e os mal entendidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s