Desafio nº3 – Auto estima

mejorar-autoestima.jpg

Hoje o tema que te sugiro para trabalhares a felicidade é o do amor próprio e da autoaceitação. Só podes ser verdadeiramente feliz se te amares a ti próprio e te aceitares, tal como és, com todas as tuas virtudes e defeitos. Se não partires dessa base dificilmente alcançarás a felicidade plena, por isso mais vale aceitares que há partes em ti que não são perfeitas, do que as meteres para debaixo do tapete e ignorares , fazendo  de conta que não existem só porque te incomoda lidar com elas. Além do mais se não te perdoares a ti próprio e aceitares esse teu lado “sombra” estarás a atrair outros seres com a mesma energia e caraterísticas, pois temos tendência a atrair na vida o que repudiamos nos outros.

Nesse sentido, o desafio que te deixo hoje é que te olhes ao espelho e que te observes com atenção, pois raramente temos tempo para nos olharmos profundamente nos olhos. Respira profundamente três vezes e dialoga contigo mesmo (a) e encoraja-te, repetindo frases que te empoderem e te deem estímulo, tais como: «Eu amo-me, eu aceito-me, eu respeito-me».

Faz afirmações positivas como as seguintes:

«Eu escolho uma vida plena de sentido e felicidade»

«Honro as minhas escolhas e respeito as escolhas dos outros »

«Na companhia de outros, sou altamente respeitador de mim mesmo»

«Sou um presente para os outros».

«O amor por mim é a força mais poderosa de que disponho para a mudança»

(In: «O Poder do Amor», Vera Faria Leal)

Repete este ritual durante alguns dias até que a imagem que vês refletida no espelho seja um reflexo de amor, do teu amor por ti, e não dos teus julgamentos castradores e da tua autopunição. Volta a praticá-lo sempre que necessário.

Se aceitares este desafio muitos parabéns! És corajoso (a)!

Deixe um comentário

