Desafio nº12 – “Destralhar”

antes_destralhar (1).jpg

Este é o desafio ideal para os acumuladores que vão guardando coisas nas suas casas, vendo sempre uma utilidade para tudo, pois acreditam que um dia poderão servir para alguma coisa, e enquanto esse dia chega e não chega atolam-se de tralha, que deixa às vezes os espaços exíguos, dificultando a sua circulação. Chegada a Primavera, esta é a altura ideal para umas boas limpezas na casa e começares a libertar-te do que está a mais. É o que se chama no Feng shui, filosofia oriental que se dedica ao equilíbrio dos espaços e do seu ambiente, o “destralhar”.

O objetivo de começares a eliminar as coisas que se acumulam na tua casa, sobretudo na Primavera, tão associada ao conceito de renovação e de começo de um novo ciclo, adquire também um significado emocional que te permite limpar e organizar o espaço, e renovares a energia que te rodeia. Ao fazê-lo estarás a dissociar-te de coisas que não te fazem falta, que possuem uma energia estagnada e não têm utilidade no imediato, e estás a permitir que o fluxo de renovação se crie, dando lugar ao novo, à livre circulação do espaço, à criatividade e a ideias novas, contribuindo para que não só melhores o ambiente à tua volta e te faça sentir mais feliz, como também saibas gerir situações de apego a bens de que na realidade não precisas.

Neste sentido, o desafio que te proponho é que comeces a fazer um inventário do que tens lá para casa sem utilidade, ou que já está velho e não usas, ou aquela roupa que teimas em guardar porque esperas emagrecer para um dia poder voltar a usar, ou aquela prenda que a tia te deu mas que não fica bem com nada…tu melhor que ninguém saberás ao que me refiro.

Dessa lista de coisas que já não usas ou que não te servem para nada, sugiro-te que comeces por te desfazeres de pelo menos duas hoje mesmo. Podes doar as coisas a alguma instituição ou ofereceres a alguém que esteja a precisar,  vender num mercado, ou na internet, colocar na reciclagem, o ideal é que as coisas possam ter utilidade a alguém para que a tralha não vá bloquear o fluxo energético do espaço de outra pessoa, pois não é isso que se pretende.

Então, que te parece? Achas que consegues? Lembra-te que o objetivo deste desafio é que a tua vida seja preenchida com mais energia, mais foco e com desapego pelas coisas que não te fazem falta, apesar de insistires em manter…Vais perceber que o teu espaço poderá ganhar uma nova vida e dinâmica, fazendo-te sentir-te mais leve e organizado (a), permitindo que a tua vida possa começar a fluir melhor. O novo dá lugar ao velho e novos começos são necessários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s