Desafio 19 – Silencia a tua mente

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O ser humano tem a tendência para pensar demais, para se massacrar a ouvir aquela bendita vozinha que não nos larga o ouvido, que vai girando em círculos, aumentando de intensidade, como se fosse um zumbido que não nos larga. As mulheres então, habituadas a remoer os pensamentos, sabem bem do que falo, pois quando encaixam uma ideia na cabeça, difícil é mudar a sintonização da questão.

Por esse motivo, quer sejam mulheres ou homens, é importante que saibam silenciar a mente de vez em quando, de preferência com alguma frequência, para que os pensamentos não se tornem demasiado viciados e possam desligar-se deles, entrando em contacto com a sua verdadeira essência, o “eu superior”, aquele que está a um nível mais profundo do que o ego, e interiorizar a sua própria verdade.

Neste sentido, se praticarmos meditação, mindfulness ou outro tipo de prática de concentração, conseguimos silenciar o ruído externo e esvaziar a mente, conduzindo-nos a um profundo estado de relaxamento e a uma sensação de contentamento e total entrega. Segundo um estudo realizado sobre Meditação, no Hospital Geral de Massachusetts, nos E.U.A, concluiu-se que o grupo de voluntários que participaram num curso de meditação possuíam os cérebros mais propensos para a felicidade, por possuírem uma mente mais “limpa e arrumada”, liberta de confusão mental, como demonstra a imagem.

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Atendendo que estas práticas silenciosas podem contribuir bastante para vivermos melhor e com mais felicidade, o desafio que hoje te sugiro é que feches os olhos e faças uma pequena meditação, relaxes o pescoço, os ombros,  os membros superiores e inferiores e comeces a esvaziar a  tua mente durante uns minutos, muito calmamente. Coloca uma música calma, ou então pesquisa no youtube uma meditação guiada que se adeqúe ao tema que pretendes interiorizar, (para os iniciantes nesta prática sugiro que façam uma meditação guiada por ser mais fácil de acompanhar e os resultados serem igualmente satisfatórios).

Mas, se achas que não consegues fazer isto em casa sozinho (a) e gostavas de experimentar fazer meditação em grupo, podes procurar locais onde possas frequentar sessões de meditação – hoje já existem bastantes espaços com uma oferta bastante variada destas práticas, basta começares a procurar o que mais te pode interessar e ajustar aos teus interesses.

Vais perceber que quanto mais interiorizada for a prática da meditação nos teus hábitos e rotinas, maior calma sentirás, menos stress te entupirá as veias e terás uma maior tendência para relativizar as dificuldades e para as aceitares, porque estás calmo (a) e consciente da tua capacidade de resolução dos problemas.

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