Desafio 20- Investe no teu desenvolvimento pessoal

autoconhecimento-balanço

Um dos requisitos importantes para a nossa felicidade é que sejamos capazes de aprender com a vida, com os seus ensinamentos e experiências e que saibamos investir no nosso processo de desenvolvimento pessoal, com vista a melhorar as nossas atitudes e comportamentos. Nesse sentido, devemos  alimentar o nosso autodesenvolvimento, seja através de livros, e existem variadíssimos livros nesta área de conhecimento com a finalidade de nos fazer interrogar e refletir sobre os diferentes aspetos da nossa vida, desde a financeira à espiritual, passando pela emocional ou relacional, entre tantas outras. O importante é que os livros nos despertem para caminhos alternativos aos que teimamos em percorrer cegamente, fazendo-nos pensar sobre perspetivas diferentes que nos permitem potenciar a melhor versão de nós mesmos. Nesse processo de desenvolvimento podemos encontrar várias referências, vários autores, diferentes abordagens, numa sucessão de encadeamentos e coincidências, embora todas tenham um propósito comum, o do nosso aperfeiçoamento. Enquanto aprendemos e nos predispomos a mudar os nossos comportamentos e a tornarmo-nos conscientes das nossas limitações, estamos a alimentar o cérebro, a torna-lo ativo e dinâmico, e por sua vez mais saudável, pelas sinapses que vai processando. É o que se chama “juntar o útil ao agradável”.

Mas, o desenvolvimento pessoal pode passar não só pelas leituras que fazemos, mas também por palestras, conferências, cursos ou workshops, que promovam ferramentas de reflexão sobre as nossas vidas. Pode parecer-te um investimento um pouco dispendioso, mas a verdade é que tens sempre soluções de recurso, a custo zero ou bastante acessíveis que te permitem fazer o teu desenvolvimento pessoal. Assim, podes participar em aulas abertas, online ou presenciais, open days específicos, eventos e cursos, gratuitos ou por donativo – é só uma questão de procurares e estares atento sem precisares gastar uma fortuna.

Assim sendo, o desafio que te proponho hoje é que comeces à procura de alguma ferramenta que te ajude a melhorar e a desenvolver pessoalmente, em alguma faceta da tua vida, podendo passar pela leitura de um livro, que podes adquirir em algum site da internet, em 2ª mão, ou numa biblioteca, se não quiseres gastar dinheiro; assistir a um webinário pela internet, sobre um tema específico em que pretendas melhorar; marcar uma sessão de coaching gratuita; procurar uma palestra ou evento a que possas assistir e participar.

Irás perceber que esta área é um mundo vasto e apaixonante e uma vez que se comece a desbravar só se quererá conhecer cada vez mais. Não te esqueças que tu és principal investimento da tua vida, ao investires em ti, estás a garantir a tua felicidade, pois esta só pode germinar quando nos sentimos em paz e em harmonia com aquilo que somos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s