Respostas vencedoras do Desafio do Autoconhecimento : Os meus livros preferidos

Desafio 3

Começamos a anunciar as respostas mais motivadoras deste ciclo de desafios.
Uma delas pertence a Edna Moreira:
«Sendo a área do desenvolvimento pessoal algo que valorizo bastante, os livros que mais me marcaram e inspiraram a mudar e a ser uma pessoa cada vez mais forte em busca dos seus sonhos foram:

1 – O Segredo do Amor, de Ruediger Schache
2 – Herói, de Rhonda Byrne
3 – Trate a Vida por Tu , de Daniel Sá Nogueira

O primeiro li-o em 2010 quando já estava cansada de relações falhadas e desejava encontrar o verdadeiro amor. Este é um dos livros que continuo a aconselhar e a emprestar a amigas.
Foi de facto com a leitura deste livro que me “caiu a moeda” e consegui perceber o que de errado andava a fazer com as minhas relações.
É surpreendente como todos nós vivemos afogados em questões tão básicas dos relacionamentos, mas na realidade nunca lhes demos a verdadeira atenção, nem nunca nos arriscámos a ver “a coisa” doutra perspectiva.
Este livro para mim foi mágico, e digo mágico, porque nesse mesmo ano, pouco tempo depois de terminar a leitura do livro encontrei o meu verdadeiro amor! E estou casada com ele. 🙂
Não, o livro não funciona como uma poção mágica que faz com que a pessoa dos nossos sonhos caia do céu! Mas é mágico sim no sentido em que nos faz perceber o quão importante é mudar a nossa perspetiva, pois às vezes temos mesmo à nossa frente aquilo que procuramos e nem estamos a ver, porque não o permitimos a nós mesmos.

A principal lição que tirei foi que eu estava sempre à procura do mesmo padrão de homens, com os quais as relações obviamente nunca funcionavam. Estava preparada para mudar de padrão? Não, não estava, porque era aquele que me “dava pica”. Mas dei a oportunidade a mim própria de o tentar fazer (apesar de não ter sido fácil) e quando percebi o que aquelas palavras que li queriam dizer e que “afinal o livro tinha razão” dei-me conta que, se as coisas não resultavam não era só por culpa dos outros, mas sim por minha própria culpa.
Afinal tinha diante de mim a pessoa com o perfil que desejava, mas que até então eu não sabia descodificar, pois estava focada no tal padrão (um outro perfil que se sobrepunha ao que eu de facto desejava).
Talvez todas estas palavras lhe pareçam complicadas, pois até eu própria sinto dificuldade em expressá-las de forma clara!
Mas tudo isto para explicar que de facto este livro mudou a minha vida por completo, pois os conhecimentos que adquiri passei a aplicá-los não só ao amor, mas a tudo. Aconselho!

O segundo li-o quando fiquei desempregada em 2014.
Necessitava de mudar a minha vida profissional, ou pelo menos a visão que tinha dela.
Este livro deu-me uma visão diferente sobre os sonhos. Aqui eu ainda não tinha feito a minha certificação em coaching (e na realidade nem sabia o que isso era!), de modo que para mim os sonhos eram coisas grandiosas e dificeis de alcançar, mas que sabia que era possivel. E decidi então ler este livro.
Deu-me uma força tão grande que desatei a fazer mais formações rumo à realização dos meus sonhos. E foi numa destas formações que descobri o que era o coaching.
Hoje em dia tendo conhecimentos que não tinha na altura, quando folheio este livro dou-me conta que apliquei as 4 fases do coaching e tinha traçado um plano de ação!
O que na realidade falhou foi a falta de acompanhamento para saber como colocar esse plano de açao em prática. Ou melhor, o que falhou fui eu própria que me senti perdida. E é aqui que entra o coaching e a leitura do 3º livro!
Todavia, este livro mudou para sempre a visão que eu tinha dos sonhos e funcionou como uma alavanca para seguir em frente.

O 3º livro comecei a lê-lo o mês passado e confesso que ainda não terminei. Contudo, o conteúdo do livro eu já o conheço (através da certificação em coaching), mas tinha que “obrigatoriamente” lê-lo para consolidar o que tinha aprendido e acima de tudo para me pôr a mexer.
Ainda não terminei a minha certificação, pois falta-me concluir a parte prática e estou a atravessar uma fase que preciso mesmo de fazer algo para mudar a minha vida profissional. E este livro está a ajudar-me a perceber a articulação de alguns conteúdos que ainda não tinha percebido tão bem, tais como a importância do meu sistema de valores, das minhas crenças, da relação dor/prazer e a forma como o meu “mapa-mundo” funciona e condiciona os resultados que tanto desejo.
Tem sido um desafio muito agradável ler este livro, mas que me deixa com enorme vontade/necessidade de ter sessões de coaching, em vez de auto-coaching, pois não estou a conseguir focar-me o suficiente e agir em conformidade. »
Edna Moreira

Deixe um comentário

