Descobre o teu Propósito de vida

Para vos falar deste tema, tão fundamental nas nossas vidas e indagar sobre o real sentido que podemos dar às nossas vidas irei recorrer a um livro que foi recentemente publicado, intitulado «Tu consegues!», de autoria de Joana Areias, a coach nº1 a trabalhar esta área em Portugal.  Por isso recomendo vivamente a leitura do seu livro, por não ser mais um manual de autoajuda cheio de receitas prontas a consumir, revelando-se bastante agradável, como se tratasse de uma conversa intimista com o leitor, num tom leve, nos faça refletir profundamente, através dos vários exercícios que disponibiliza.

Neste sentido, se és daquelas pessoas que te eriças quando te falam de propósito de vida, e te perguntas sobre que raio lá isso será, aconselho-te a que leias este livro e que tomes consciência do que é que te faz vibrar e te leva a seguir o teu caminho alinhado com a vida e a sentir paixão pelas coisas que fazes.

Uma vez iniciada esta busca, estou certa que não vais querer parar, nem abrandar nessa demanda, sentindo-te cada vez mais intrigado pelo mistério que ele abriga. Advirto-te porém, que se és daqueles que nada queres saber sobre ti próprio, de nada vai adiantar esta reflexão, pois só irás encontrar desculpas e barreiras e motivos para voltares à tua vida confortável de sempre, e estará tudo certo, se assim for o teu sentir. Mas se és daqueles que gostas de uma boa aventura, esta é perfeita para ti, mas aviso-te já que esta autoviagem não é nada pacífica,  implica escolhas, mudanças, ações e tomadas de decisão.

14232401_517011555164332_7178905603963211359_n

Para descobrires então qual é o teu propósito aconselho-te a leitura deste livro, ou a responderes ao desafio que te coloco na página de facebook, da Mad About Dreams, sobre este tema, ou a fazeres mesmo um processo de coaching, se não conseguires lá chegar sozinho (a). Não te apoquentes se descobrires que tens mais do que um propósito de vida, é perfeitamente normal, nós podemos ter mais do que um, pois «o nosso percurso de vida pode despertar novas paixões, interesses e propósito»[1]. Consoante as nossas experiências, a nossa idade, o estado de maturidade, as pessoas com quem nos cruzamos, podemos descobrir e desenvolver novos propósitos, pois «a nossa missão está completamente alinhada com a marca que queremos deixar no mundo»[2]. É por isso que cada propósito é único e não pode ser comparado, pois somos todos diferentes a viver os propósitos de vida de modo diferente, de acordo com os nossos valores, a nossa personalidade, as nossas experiências e perfil psicológico.

[1] Joana Areias, Tu consegues!, Alfragide: Lua de Papel, 2016, p.45

[2] ibidem, p. 45

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s