Tema do mês: “escavar bem fundo dentro de nós”

«Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente da tua ignorância e serás sábio»

Sócrates

IMG_20161005_165052.jpg

O tema que escolhi para refletirmos em conjunto durante o mês do outubro anda à volta das nossas raízes, do que nos faz ser de determinado modo e não de outro. Tal como as árvores que crescem presas na terra, nós vivemos presos às nossas raízes, às nossas crenças, aos nossos sistemas de pertença, à nossa cultura e educação, às experiências que vivemos, aos percursos que escolhemos. Tudo isso nos molda e nos torna únicos no mundo, sendo as nossas raízes algo que não podemos trocar com mais ninguém, porque são exclusivas do nosso eu. Por serem tão profundas, muitas vezes nem sabemos de onde vêm, escondem-se no subsolo da nossa memória e do nosso inconsciente, mas estão sempre lá, a influenciar as nossas atitudes e comportamentos, opiniões e valores. Na maior parte das vezes, nem damos por elas, nem as questionamos, simplesmente estão lá algures no mais profundo do nosso ser.

O que pretendo, ao explorar este tema, é sacudir a poeira que se aloja debaixo dos tapetes da nossa mente, arejá-la dos fantasmas que nela se alojam, das sombras que nos assustam, dos bichos papões que alimentamos no sotão do nosso inconsciente.

Por esse motivo, uma das minhas sugestões de leitura este mês é um livro fantástico, extremamente simples mas profundo, de autoria de Osho, «Intimidade: confiar em si próprio e no outro», que nos permite inquirir o modo como nos estamos a relacionar connosco mesmos e com os outros que nos rodeiam. Garanto que te deliciarás a ler as suas páginas de fio a pavio, bebendo as reflexões sábias deste mestre indiano, que nos levam a voltarmo-nos para dentro, no sentido de acrescentarmos mais reflexão sobre nós e as nossas emoções.

Ao longo da obra são abordados temas como o autoconhecimento, a autoconfiança, a autenticidade, a privacidade, a linguagem do silêncio, as sombras e os valores, a autoaceitação, a vulnerabilidade, a reciprocidade, entre outros aspetos. Inspirada por estes ensinamentos de Osho, os próximos posts serão dedicados à reflexão de alguns destes assuntos, procurando assim uma ligação mais próxima e consciente às nossas raízes.

Anúncios

Um comentário em “Tema do mês: “escavar bem fundo dentro de nós”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s