Dicas de Meditação Diária para pessoas muito ocupadas

350x

Hoje deixo-vos com uma sugestão de leitura, de Osho, sobre a importância da meditação diária numa sociedade de pessoas ocupadas e num frenesim constante.  Neste livro encontrarás algumas dicas e reflexões sobre o que é isto de meditar, sobretudo quando andamos muito agitados e temos tanto para fazer. É preciso parar nem que seja por breves instantes! Os efeitos são fantásticos, pois acalmando o corpo e a mente poderemos estar em melhor sintonia connosco próprios, mais focados, alerta e descansar a mente das tarefas e objetivos diários. Uma espécie de «dolce fare niente» para as nossas cabeças, esvaziando-as de um atulhamento de pensamentos.
«A meditação não é concentração. É uma simples tomada de consciência. Basta relaxar e observar a respiração. Durante essa observação, nada é excluído. O carro está em funcionamento, é normal, aceite-o. O tráfego está a passar, tudo bem, isso faz parte da vida. (…) Nada é rejeitado. Não é possível evitar a verdade. É melhor enfrentá-la, é melhor aceitá-la, é melhor vivê-la!Assim que começar a viver uma vida de verdade, de autenticidade, com o seu rosto original, todos os problemas desaparecerão porque, quando deixa de estar dividido, o conflito cessa.»
«Sempre que tiver algum tempo livre, relaxe o sistema respiratório por alguns minutos, mas nada mais, não há necessidade de relaxar o corpo todo. Sentado no comboio, no avião ou no carro, ninguém vai dar conta que está a fazer alguma coisa. Simplesmente relaxe o sistema respiratório. Permita que ele funcione da forma que lhe é natural. Depois feche os olhos e observe a sua respiração a entrar, a sair, a entrar…
Não se concentre! Se o fizer cria problemas porque tudo se torna perturbação. Se tenta concentrar-se sentado no carro então o barulho do carro irá perturbá-lo, a pessoa sentada ao seu lado irá perturbá-lo.
A meditação não é concentração. É uma simples tomada de consciência. Basta relaxar e observar a respiração. Durante essa observação, nada é excluído. O carro está em funcionamento, é normal, aceite-o. O tráfego está a passar, tudo bem, isso faz parte da vida. (…) Nada é rejeitado. Não é possível evitar a verdade. É melhor enfrentá-la, é melhor aceitá-la, é melhor vivê-la!Assim que começar a viver uma vida de verdade, de autenticidade, com o seu rosto original, todos os problemas desaparecerão porque, quando deixa de estar dividido, o conflito cessa».
In: Osho, Meditação para pessoas ocupadas, 4 Estações Editora p.99, 100

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s