Sobre mim

12334084_10205325627395535_1154980748_o

Chamo-me Ana. Sou licenciada e mestre em Antropologia, área científica que será sempre a minha grande paixão na vida. Possuo também uma Pós-Graduação em Ciências Documentais, que exerço profissionalmente. Fascinam-me os livros e as letras, tendo como hobbies a leitura, a escrita e ultimamente também a dinamização de workshops de escrita criativa, numa vertente  lúdica, impulsionada pelos estímulos criativos da imaginação.

Sou uma apaixonada pela vida.Nutro-me com o calor do sol, com o som do mar e uma ida à praia semanalmente nos meses de verão. Nascida no pico do inverno tenho aversão às manhãs cinzentas, ao frio insuportável dos dias de janeiro, e às várias camadas de roupa que tenho de sobrepor para tolerar o rigor da invernia. Adoro as gargalhadas até a barriga doer,  as viagens que me transportam para outros sítios e lugares e me acrescentam tantas experiências e conhecimentos.

Gosto de sentir a esperança invadir os meus dias logo pela manhã e fazer-me crer que, independentemente de tudo, o dia vai valer a pena. Adoro sentir a germinar dentro de mim o entusiasmo que faz sentir borboletas na barriga, sempre que me envolvo em novas ideias e projetos.  Gosto de livrarias, de vinho quente com especiarias nos dias frios, de chás, de gelados italianos, de cidades, de museus repletos de objetos etnográficos, de documentários, filmes franceses e policiais nórdicos. Sou uma amálgama de paradoxos diversificados e equilibrados.

Os valores em que acredito e que sempre conduziram o meu percurso têm sido o Amor, a Contribuição, a Amizade, a Lealdade, a Solidariedade, a Sinceridade, a Família e o Conhecimento, entre outros. Entre estes realço o Amor, onde incluo outros valores como a Amizade, a Solidariedade e a Família, na medida em que o amor para mim significa cuidar dos outros e dar incondicionalmente. O segundo valor que me define é a Liberdade, pois prezo a autonomia e a independência em todas as instâncias, necessitando de me sentir livre e a fluir. Em terceiro lugar considero o valor da Honestidade, pois tenho-o em conta em todas as minhas tomadas de decisão, permitindo-me ser sincera e leal comigo e com os outros. Além destes valores, são também verdadeiramente inspiradores o Conhecimento e a Aprendizagem, que sempre desempenharam um papel fundamental na minha vida, sobretudo neste último ano, em que realizei vários cursos na área do desenvolvimento pessoal.

Recentemente investi numa Certificação Internacional de Coaching, pela We Create, fundada por Daniel Sá Nogueira. Acredito no Coaching como uma forma de desenvolvimento pessoal, que permite impulsionar mudanças, resgatar o poder interior, e dinamizar a concretização dos sonhos. Nessa perspetiva, o coaching ao permitir-me tomar consciência do que sou e do que posso fazer para me superar, faz-me sentir, tal como Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, afirmava no seu poema Tabacaria, que «tenho em mim todos os sonhos do mundo».

Anúncios